02 março 2011

"I Encontro Internacional de Ceramistas na USP"

2 de março de 2011.

Abertas as inscrições para o "I Encontro Internacional de Ceramistas na USP", evento que reunirá os principais nomes da cerâmica artística mundial, em São Paulo

Durante quatro dias, artistas internacionais vão mostrar seus processos criativos e de trabalho ao vivo, em tempo real, durante evento pioneiro no Brasil, que coloca em evidência a cerâmica e seu potencial artístico; o encontro acontecerá de 22 a 25 de março de 2011, na Universidade de São Paulo, e as inscrições podem ser feitas até dia 15 de março.

Ceramistas da China, Estados Unidos, Finlândia, Japão, Suíça, Argentina, Brasil e Uruguai estarão reunidos no I Encontro Internacional de Ceramistas na USP, que acontecerá em São Paulo (SP), entre 22 e 25 de março, na Universidade de São Paulo. A programação é aberta para estudantes, artistas, pesquisadores, professores e interessados na Cerâmica Artística, que podem inscrever-se até dia 15 de março. Mais informações, detalhes da programação e inscrições nos sites www.eic-usp.com.br e www.abceram.org.br.

O encontro é pioneiro no País, proporcionando aos participantes a oportunidade de presenciar o processo criativo e técnico dos artistas convidados, que desenvolverão trabalhos ao vivo. Também faz parte da programação a apresentação de palestras e vídeos de ceramistas, universidades internacionais e entidades que promovem a cerâmica artística no Brasil.

O evento tem realização da ECA-USP (Escola De Comunicações e Artes da USP) e seu Departamento de Artes Plásticas, da FAU-USP (Faculdade de Arquitetutura e Urbanismo da USP), da ABC (Associação Brasileira de Cerâmica) e do Grupo de Terra (Grupo de pesquisas em cerâmica coordenado pela prof. Norma Grinberg). A coordenação é das professoras Norma Tenenholz Grinberg (ECA-USP), Cristiane Aun Bertoldi (FAU-USP) e Silvia Noriko Tagusagawa (ECA-USP), com o apoio do CNPq e FAPESP.
  
Esse modelo de encontro tem sido aplicado nos Estados Unidos, Europa e Oriente. A organizadora do evento, a Profa. Dra. Norma Teneholz Grinberg, teve a oportunidade de participar de iniciativas neste formato em Bandol (França) e em Xi’An/Fupin (China). Ela enfatiza que tal experiência vivenciada é fortemente impactante para o trabalho e percepção artística, humana e científica, sendo altamente enriquecedora para a formação de estudantes e profissionais da área.

Promover a troca de informações com artistas de diferentes partes do mundo, abrindo espaço para a discussão, a reflexão e a motivação para a busca de maiores possibilidades na Cerâmica Artística, com vistas a inseri-la no contexto internacional, é um dos principais objetivos do evento.
Fonte: Universia


CONVIDADOS

Cecília Almeida Salles (Brasil)
Graciela Olio (Argentina)
Jackson Li (China)
Jacques Kaufmann (Suíça)
Nathan Lynch (Estados Unidos)
Paschoal Giardullo (Brasil)
Philippe Barde (Suíça)
Rodrigo Núñez (Brasil)
Tapio Yli-Viikari (Finlândia)
Vilma Villaverde (Argentina)
Benedikt Wiertz (Brasil)
Juan Pache (Uruguai)
Toshiyuki Ukeseki (Japão)